É um software integrado que objetiva o atendimento da Gestão Operacional.
MÓDULOS PARTICIPANTES DO CENARIUS ERP
Módulo COMERCIAL
Módulo para gerenciamento da carteira de pedidos de venda e para emissão de Notas Fiscais, incluindo Notas Fiscais Eletrônicas e DANFE´s.
Na Carteira de pedidos, possibilita fazer previsões financeiras de faturamento e acompanhar as situações de atendimento dos pedidos.
As Notas Fiscais tradicionais podem ser geradas automaticamente a partir de pedidos de venda ou de informações digitadas manualmente. Para as Notas Fiscais Eletrônicas, além das mesmas facilidades, também podem ser enviados os XML para os destinatários das Notas Fiscais. Os títulos (duplicatas) são gerados automaticamente a partir das Notas Fiscais.
Módulo FINANCEIRO
Módulo constituído pelas funções de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria.
No Contas a Pagar, os títulos a pagar são gerados automaticamente a partir da entrada de Notas Fiscais no Estoque ou digitados manualmente. Permite a integração com instituições financeiras através de Pagamento Escritural e a emissão de cheques para pagamentos, além da emissão do Diário Auxiliar e Extrato de Fornecedores.
No Contas a Receber, os títulos também são gerados automaticamente na emissão das Notas Fiscais de venda tradicionais / eletrônicas ou digitados manualmente. Além de totalmente integrado com instituições financeiras através da Cobrança Eletrônica, permitindo o gerenciamento do crédito por portador e operação bancária, controla as comissões de vendedores / representantes e emite os livros Diário Auxiliar de clientes e Registro das Duplicatas.
Na Tesouraria, além das conciliações e acompanhamento das contas bancárias, possibilita o gerenciamento do fluxo de caixa.
Módulo SUPRIMENTOS
Módulo constituído pelas funções de Compras e de Estoque.
Na função Compras, permite controlar as Solicitações de Compra, suas cotações e os pedidos junto aos Fornecedores e a definição de alçadas de Compras.
No Estoque, permite o gerenciamento e acompanhamento da movimentação e posição dos itens de estoque, além da emissão dos Livros Registro do Inventário e Registro de Controle da Produção e do Estoque.
A movimentação do Estoque é registrada a partir de notas fiscais, requisições, devoluções e entrada de produção. A integração com o módulo de Produção possibilita o registro do ingresso no estoque de produtos que tenham sido produzidos internamente.
Módulo CONTROLADORIA
Módulo composto pelas funções de Contabilidade Geral, Escrita Fiscal, Controle Patrimonial e Instruções Normativas de Governo, como SPED Contábil, SPED Fiscal, IN-86, Sintegra, etc.
Na Contabilidade Geral, além da geração do SPED Contábil, permite trabalhar com vários períodos em aberto, possibilita a contabilização por centros de custos, conciliação de contas e consolidação de empresas/filiais. A estrutura do Plano de Contas é definida pelo próprio usuário, que pode codificar livremente as contas e identificá-las por nome e código estruturado ou reduzido. Gera todos os relatórios contábeis, além de inúmeros relatórios gerenciais.
A Escrita Fiscal mantém o registro dos documentos fiscais pelo prazo que o usuário determinar. Além da geração do SPED Fiscal, possibilita a obtenção da DIPI, SINTEGRA, impressão da GIA e Guia de Recolhimento do ICMS dos Estados e Apuração dos Tributos Federais (IR, PIS, COFINS e Contribuição Social).
O Controle Patrimonial possibilita que o usuário defina a estrutura dos bens e contas,permitindo o controle dos bens por centros de custos, conta contábil, família, natureza.
Módulo PRODUÇÃO E CUSTOS
A função de Produção visa o acompanhamento da produção de produtos fabricados em série. A partir da definição de um plano-mestre e da posição de produtos acabados e das matérias primas em estoque, são executados os procedimentos de MRP - Material Requirements Planning, comprometendo os materiais disponíveis e calculando as necessidades para reposição dos estoques ou para o atendimento da produção planejada, gerando compras e ordens de produção.
A função de Custos é integrada a Produção e ao Estoque. Através das fichas técnicas de produção e dos produtos fabricados no mês, são calculados as parcelas de custo direto decorrente das matérias primas utilizadas. A esse custo são agregados os custos diretos de mão de obra e os resultantes do rateio de outros custos, incluindo os Gastos Gerais de Fabricação. O custo unitário de cada produto acabado resultante dessa função é atualizado no Estoque.